quarta-feira, 31 de outubro de 2007

O programador foda

História verídica, um programador ao fazer entrevista para uma vaga em uma consultoria concorrendo a uma vaga em uma empresa de telecomunicação de São Paulo, mostrou todos os seus conhecimentos técnicos.

Após passar pelas formalidades habituais de uma entrevista o entrevistador pergunta ao candidato:

-Então, já que você já contou um pouco sobre você me conte quais são os seus conhecimentos técnicos.

Rapidamente o candidato abre a sua carteira para surpresa do entrevistador e saca uma carteirinha emitida pela Sun certificando que ele conhecia a sua tecnologia Java e joga na mesa.

O Entrevistador em dúvida olha para a carteirinha e para a cara do candidato e repete:

-Quais são os seus conhecimentos técnicos?

O candidato esboçando um sorriso responde:

-Eu sei tudo, não está vendo que eu tenho uma certificação!

-Mas comente os seus conhecimentos técnicos para eu ver se você é apto a essa vaga!

-Meus conhecimentos técnicos são: Eu sei tudo e sou foda!

O silêncio prevaleceu por alguns segundos até que o entrevistador fingindo não ter ouvida a reposta continuou:

-Bem me conte o que você gosta de fazer nas horas vagas...

O candidato no final da história não conseguiu a vaga, logo concluímos que: ”Ser ‘foda’ não é o suficiente para ganhar uma vaga.".

domingo, 21 de outubro de 2007

Ética empresarial no Brasil

Com o estouro do caso “Cisco Systems”, onde a policia federal fez o desmonte do esquema de sonegação de impostos da filial brasileira da empresa da área de alta-tecnologia, algumas pessoas se surpreenderam pelo fato de uma empresa desse tamanho ter cometido um delito desses.

Nessa operação da policia federal os diretores da empresa foram detidos e se encontram dormindo em uma confortável prisão.

Para nós que estamos na área, deve parecer uma surpresa o mundo corrupto brasileiro chegar até o mundo da alta-tecnologia e evoluído do primeiro mundo.

Porém você nunca parou para pensar por que a sua empresa sempre tem muitos projetos com algum cliente especifico ou até com o governo?

Nós que trabalhamos na parte técnica nunca temos contato e não sabemos como os contratos de vendas são fechados, quais argumentos foram usados para convencer o cliente a contratar a nossa e empresa e até como a empresa venceu a licitação.

De certa forma não precisamos saber disso né? Só temos que nos concentrar em trabalhar e fazer o melhor, afinal de contas é uma empresa privada!

Com um pensamento destes muitos brasileiros saem felizes todos os dias de suas casas e algumas vezes se vêm presos sem saber que estavam envolvidos no meio do esquema da empresa que trabalha.

Transparência não é uma característica exclusiva de saquinhos plásticos, é uma característica que qualquer empresa pode ter.

Quem faz a empresa, não é apenas o seu dono e sim todos os funcionários que trabalham nela e em determinado nível o dono também deve satisfação a seus funcionários.

Uma empresa contrata você se apresentar o RG que não é seu?Ou mesmo se a NF da sua empresa for do Paraguai?

Empresas fazem as suas exigências e algumas até verificam se você tem o nome sujo no Serasa e SPC para negar a vaga em caso positivo.

Mas será que existe um Serasa e SPC para proteger os funcionários dessas empresas tranbiqueiras como a?

Você não precisa ter acesso aos dados contábeis e fiscais da empresa, muito menos saber quanto foi pago por um projeto, porém se interessar de que forma foi fechado o contrato do projeto ao qual você pertence, quais condições foram propostas não é algo que vá entregar algum segredo de estado da empresa, apenas será uma informação que poderá indicar a transparência dessa empresa no mercado.

Caso isso não te interesse, sempre antes de sair de casa rumo ao trabalho ligue para a sua empresa, caso houver alguma operação da policia federal você não será pego no flagrante e se prepare para correr quando ouvir o grito: ”Olha o rapa”.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Mulheres na área de TI

A visão que se tem pela maioria das pessoas da área de TI é de que se trata de uma área machista e infestada de nerds.
Existem nerds na área, não é uma área totalmente machista e sim existem mulheres trabalhando com ti.
No Brasil existe a velha visão preconceituosa e perpetuada pelas pessoas que vêem com maus olhos todos aqueles se estudam mais do que o necessário como nerds, ou mesmo quem gosta de mexer em computadores.
Essa visão se alastra de forma que muitas pessoas optarem por outras áreas achando que não vão ser obrigados a serem tão “nerds” e acabam se enganando, pois hoje em dia esforço e conhecimento é sinal de dinheiro.
Antigamente muitas mulheres torciam o nariz quando ouviam falar em cursar faculdade de TI, geralmente a proporção de alunas nas salas de aulas eram de 40 alunos para 1 aluna.
Mesmo hoje em dia apesar do número de profissionais formadas na área, não existem tantas profissionais assim em cargos como Analista Programador ou relativo ao desenvolvimento, a proporção é muito baixa mesmo.
Existe até a famosa cena, onde na sala que vários profissionais homens trabalham adentra uma mulher que silencia todos para ver a “visitante” andar pelo ambiente.
Mas o número de mulheres parece está aumentando, porém em cargos que exijam mais contato pessoal com clientes, como gerente de projetos, web-design, analistas de requisitos, analista de suporte, analistas de negócios, cargos onde o foco é o contato com outras pessoas assim como a comunicação.
Em alguns cargos como de suporte técnico chega até a existir mais mulheres atuando que homens por sua natureza mais “pessoal” da profissão.
Mas existe o enigma, por que existem poucas mulheres trabalhando com desenvolvimento de software?
Para essa pergunta existe algumas “meias-respostas”, porém acho que preconceito e falta de conhecimento de como seja a área, sejam as maiores barreiras.
Com os salários gordos em vigência quem sabe essas visões atuais sejam deixadas de lado e todos, a área que precisa de bons profissionais e as estudantes que precisam de empregos, possam entrar em harmonia e todas possam ganhar juntos.

domingo, 7 de outubro de 2007

Nomes estranhos de empresas de informatica

Criatividade é um traço marcante em nós brasileiros e essa característica não deixa de estar presente na criação de nome de empresas na área de ti.
Veja a lista de alguns nomes interessante de empresas:

Sennior consultoria - quem sabe um dia ela foi a Pleno consultoria ou Junior consultoria.

Trust consultoria - nessa empresa você conhecerá as verdades da área.

Marcãosoft informática - uma referência a Microsoft abrasileirada.

Void informática - deve existir a “public static final” também.

Lâmpada consultoria - essa empresa ilumina o ambiente dos clientes.

Consoft informática - vem com soft grátis.

Funny consultoria - é uma consultoria bem “engraçada”.

Projeto Maior informática - também faz pequenos projetos.

Plano de informática consultoria - ela planeja bem os projetos.

Ação consultoria - essa consultoria nunca fica parada.

Meta consultoria - eles realmente trabalham com metas.

Login informática - para trabalhar nos computadores dessa empresa é preciso fazer login.

Password consultoria - tudo protegido com senha.

Converte consultoria - não temos problemas com conversões.

Ete informatica - uma empresa de outro mundo.