A visão que se tem pela maioria das pessoas da área de TI é de que se trata de uma área machista e infestada de nerds.
Existem nerds na área, não é uma área totalmente machista e sim existem mulheres trabalhando com ti.
No Brasil existe a velha visão preconceituosa e perpetuada pelas pessoas que vêem com maus olhos todos aqueles se estudam mais do que o necessário como nerds, ou mesmo quem gosta de mexer em computadores.
Essa visão se alastra de forma que muitas pessoas optarem por outras áreas achando que não vão ser obrigados a serem tão “nerds” e acabam se enganando, pois hoje em dia esforço e conhecimento é sinal de dinheiro.
Antigamente muitas mulheres torciam o nariz quando ouviam falar em cursar faculdade de TI, geralmente a proporção de alunas nas salas de aulas eram de 40 alunos para 1 aluna.
Mesmo hoje em dia apesar do número de profissionais formadas na área, não existem tantas profissionais assim em cargos como Analista Programador ou relativo ao desenvolvimento, a proporção é muito baixa mesmo.
Existe até a famosa cena, onde na sala que vários profissionais homens trabalham adentra uma mulher que silencia todos para ver a “visitante” andar pelo ambiente.
Mas o número de mulheres parece está aumentando, porém em cargos que exijam mais contato pessoal com clientes, como gerente de projetos, web-design, analistas de requisitos, analista de suporte, analistas de negócios, cargos onde o foco é o contato com outras pessoas assim como a comunicação.
Em alguns cargos como de suporte técnico chega até a existir mais mulheres atuando que homens por sua natureza mais “pessoal” da profissão.
Mas existe o enigma, por que existem poucas mulheres trabalhando com desenvolvimento de software?
Para essa pergunta existe algumas “meias-respostas”, porém acho que preconceito e falta de conhecimento de como seja a área, sejam as maiores barreiras.
Com os salários gordos em vigência quem sabe essas visões atuais sejam deixadas de lado e todos, a área que precisa de bons profissionais e as estudantes que precisam de empregos, possam entrar em harmonia e todas possam ganhar juntos.
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá sou estudante de sistemas e realmente está mais do que na hora dessa visão machista ser desfeita, as mulheres podem e devem ocupar os menos lugares que os homens. Este preconceito deveria ter sido deixado pra trás a décadas, assim sem duvidas a area de TI estaria mais avançada.
Postar um comentário