quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Será o fim da privacidade na internet?
Na versão beta do Internet Explorer 8 quem ativar o módulo "Suggested Sites” estará automaticamente ativando um módulo espião que enviará o site qual a pessoa digitou, o seu IP, horas e outras informações de navegação para o Bill Gates.
Segundo a Microsoft, o módulo serve para aperfeiçoar a experiência junto aos usuários além de adaptar os seus produtos ao gosto dos usuários.
Nos últimos dias o Google recebeu uma saraivada de críticas quanto ao seu browser Chorme, que tem a mesma característica ativada por padrão e que segundo muitos viola a privacidade dos usuários, a empresa se comprometeu a usar os dados por 24 horas e depois descartar as informações o que a Microsoft não se compromete a fazer.
Estamos entrando em uma fase nova na evolução da tecnologia da informação onde suas informações de costumes, como nesse caso de navegação na internet, serão compartilhado entras as empresas afim de analisar os gostos e com isso propor novos produtos.
Pensando bem isso já acontece no mundo "real", quantas vezes você recebeu um cartão de crédito de uma empresa que nunca ouviu falar? ou mesmo um folder com os seus dados e nome pessoal?Como será que essa empresa que você nunca ouviu falar obteve os seus dados?
Muitas empresas compartilham informações entre si, ou mais propriamente vendem, uma prática proibida segunda a lei e que não era crime tempos atrás, porém se feito por debaixo dos panos ninguém nunca vai ficar sabendo.
A violação de privacidade não é novidade, Gmail já faz a leitura dos e-mails trocados sobre sua plataforma, Adsense faz o mesmo com o conteúdo dos sites, assim como aquelas mensagens que você troca com alguma moça que você sai sem a patroa perceber chega as mãos da Microsoft.
Algumas recomendações importantes:
1 – Nunca troque abertamente informações confidenciais via MSN, Gmail ou outras ferramentas free, não são confiáveis por serem de graça, se for inevitável use um encriptador, toda segurança é mínima diante da ameaça, ou mesmo use outro nome não vinculado a sua pessoa;
2 – Prefira usar telefone convencional ao invés de VoIp, é mais fácil ter alguém escutando as palavras trocadas via VoIP do que nas linhas convencionais, não que essas sejam seguras;
3 – Da mesma forma que são capturadas informações de sua navegação nada evita que o mesmo browser possa estar coletando informações do site de homebanking do seu banco, afinal de contas seria perfeito para a empresa saber quanto você tem na conta além de seus costumes para empurrar algo;
4 - Nunca forneça os seus dados reais em todos os sites que você se cadastra, sabe lá o que os administradores podem fazer com os seus dados.
E como dizia vez Andrew Grove ex-presidente da Intel que fez a empresa se tornar líder do mercado: “Só os Paranóicos Sobrevivem”.
Marcadores:
invasão de privacidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário