segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Sindpd aumenta o cerco contra empresas que contratam PJs


Quem nunca ouviu a frase: ”Você tem empresa Ltda?” quando concorria a uma vaga na área de tecnologia?

Como dito há tempos por esse blog(olha o link aqui) a contratação PJ nunca visou aumentar os salários e sim acabar com os custos e vinculo empregatício das empresas com os profissionais.

Em um comunicado através do jornal Valor Econômico, o Sindpd(Sindicato de profissionais da área) torna pública a sua caça as empresas que vendem serviço de terceirização de tecnologia usando de contratação PJ, hoje em dia possuem um nome mais bonito, empresas de Outsourcing.

As empresas que forem denunciadas serão delatadas ao ministério público por fraude podendo ter a pena de um mês a um ano de reclusão a seus diretores.

A tendência é que o movimento que tomou fôlego com o governo Lula, de contratação CLT, mesmo que através de Flex seja consolidada com essa caça as bruxas.

A questão é que mesmo usando a contratação CLT o jeitinho brasileiro continurá, empresas ofertam parte do salário por fora ou mesmo através de saldo em cartões de crédito e maquiam como benefícios ou bonificação 50% do salário dos funcionários para não pagar impostos sobre todo o salário.

Existe um grande problema no Brasil, a contratação CLT é altamente onerosa para as empresas que chegam a pagar 100% do salário em impostos, em contra partida, um profissional PJ não gera ônus, no máximo gera para o profissional que tem que manter um contador para deixar a empresa em dia.

Quem pode estar sofrendo uma queda com essa caça será a categoria dos contadores, que perderam uma boquinha de manter empresas Ltda de profissionais da área.

A era da contratação PJ pode estar com o seus dias contados.

Para quem quiser denunciar empresas por práticas do tipo o Sindpd disponibiliza
o e-mail: sindpd@sindpd.org.br e telefone: (11) 3824-5600.

Nenhum comentário: