sexta-feira, 18 de abril de 2008

Usuários acusam buscadores de preços por serem lesados na internet

IDGNow publicou essa matéria aqui , falando sobre uma pesquisa feita no portal de reclamações reclame, onde 62% dos usuários que postaram reclamações sobre falsas empresas na web culparem os buscadores de preços como buscape e bondfaro por terem sido induzidas a comprar.

Segundo parte dos usuários eles foram induzidos a comprar pelas boas avaliações exibidas por esses buscadores o que seria de certa forma uma garantia.

Acho que também existe um pouco de inocência por parte dos usuários em achar que apenas um selo do buscador garantiria mercadoria nos estoques das empresas assim como a entrega dos produtos.

Os selos de certa forma identificam ideonidade das empresas por serem conseguidos através de avaliações realizadas com usuários, porém é a famosa história, um amigo falou que a loja era boa e ele foi lá e comprou.

É notório como parte da mídia gosta de noticiar sobre esse tipo de fraude e ainda alguns oportunistas alardearem que na internet só existe fraude o que com uma pesquisa dessa ajuda a diminuir a credibilidade das lojas menores e a fazer com que os usuários apenas comprem nas lojas de renome.

O usuário tem que tomar cuidado em qualquer compra, sendo em loja grande, pequena, na internet ou não, ou será que o submarino nunca atrasa a entrega de produtos, principalmente no natal ou tem aquele péssimo esquema de troca de produtos, conheço usuários que nunca conseguiram trocar um produto entrege com defeito.

Na verdade não existem fraudes na internet, existem pessoas reais que estão por trás dessa páginas da internet que fazem fraudes utilizando o meio internet, se essas pessoas não estivessem usando o meio internet poderia estar fazendo fraudes da mesma forma de suas casas, em uma loja, via jornal.

Porém sempre é usado o famoso argumento do anonimato que a internet traz, se fosse assim não existiriam fraudes com cartões de crédito, fraudes em postos de gasolina, entre milhares de outras falcatroas que acontecem sem a gente ver a cara do meliante.

Nenhum comentário: