Segundo a mal fadada wikipédia: “Na engenharia de sistemas e engenharia de software, análise de requisitos engloba todas as tarefas que lidam com investigação, definição e escopo de novos sistemas ou alterações.”.
Na prática o analista de requisitos é aquele profissional que lida diretamente com o usuário extraindo as necessidades reais para transformar em requisitos para um uma equipe criar o software.
Os requisitos levantados junto ao usuário podem ser modelados em casos de uso ou qualquer outra linguagem de especificação para que uma equipe de designer possa “plotar” o software.
O perfil desse profissional acaba sendo bem diferente do Programador, o Analista de requisitos tem contato pessoal freqüente com o usuário, não possue profundos conhecimentos técnicos e em grande parte do tempo é preciso ter muita paciência para lidar com os usuários.
Enquanto o programador acaba sendo o encarregado da parte tecnológica esse analista acaba sendo o encarregado e organizador das regras do negócio.
Muitos profissionais que trabalham como Analista de Requisitos acabam também vindo da área da qual atuam, setor Financeiro, Telecomunicação e etc e acabam não tendo formação na área.
Os analistas de requisitos em muitas empresas acabam sendo também profissionais estratégicos, por que possuem conhecimentos de muitas das regras de negócios que estão espalhadas em vários sistemas pela empresa.
Os requisitos para a vaga de Analista de Requisitos variam de empresa para empresa, algumas procuram profissionais com conhecimentos na área da qual fazem parte, outras empresas procuram alguém com curso superior e conhecimentos de modelagem de requisitos, os pré-requisitos variam muito.
Não existe um curso superior para esse cargo em especifico, geralmente os conhecimentos técnicos para atuar no cargo são ensinados nos cursos superiores de tecnologia como ciências da computação e sistemas de informação ou mesmo através de cursos de pós-gradução.
Na próxima semana falaremos sobre a função do Arquiteto de sistemas.
terça-feira, 29 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário