segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Boato falso faz preços das ações da Apple cair
Uma falsa notícia de que Steve Jobs teria sofrido um ataque cardíaco foi noticiada pela CNN e fez com que as ações da Apple se desvalorizassem 5,4%.
Um usuário do site iReport da CNN onde os usuário se cadastram para publicar suas noticias, criou o boato e postou no site. Por usa vez a CNN louca por furos jornalístico como qualquer meio jornalístico publicou a notícia sem checar a autenticidade.
O próprio site iReport ao entrar em contato com a Apple para checar a informações, constatou se tratar de mais um boato de internet o que fez com que a CNN tivesse que fazer uma declaração sobre o incidente pedindo desculpas.
O que se conclui é que estamos em uma sociedade de boatos, hoje em dia qualquer pessoa munida de um computador e acesso a internet pode criar um boato, destruir a reputação de uma pessoa e causar muitos danos propositalmente ou até sem intenção.
Estamos entrando em uma fase onde muitos acreditam que na internet existem as verdades supremas e não se questionam sobre a lógica ou autenticidade das informações. Afinal de contas é mais fácil acreditar do que pensar.
Esses boatos estão causando grandes constrangimentos aos usuários da internet que se expuseram demais em redes sociais ou mesmo tiveram boatos criados em seus nomes, e como ninguém mais raciocina e se questiona quanto a autenticidade, acabam virando fato.
O descuido inicial talvez tenha sido das pessoas com a ilusão do anonimato que pode ter trazido segurança para muitos que acabam se expondo mais do que o necessário.
E como na sociedade atual baseada em internet qualquer boato por mais falso que seja se torna um fato, os efeitos são nefastos e nesse caso abalou uma empresa de grande porte.
O recado que fica é: se proteja e não se exponha na internet sem necessidade, não confie em boatos da internet que são fáceis de manipular e pense um pouco antes de acreditar.
Marcadores:
Apple,
Boato falso faz preços das ações da Apple cair,
CNN,
noticias falsas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário