segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Eleições municipais, o que afeta na vida de um profissional de TI
Com as eleições vêm toda aquela campanha dos políticos e de algum tribunal eleitoral que diz que é o momento do cidadão decidir o destino dos "país".
Mas pensando em termos práticos, o que essa última eleição afetaria a área de tecnologia e nós profissionais de TI.
Resposta: Muita coisa!
Recolhimento de impostos, política da área de tecnologia, entre outros benefícios que parte dos políticos prometem acabam entrando no “pacote eleitoral“ de promessas.
Esses dias vi uma promessa da candidata a prefeitura de São Paulo de Marta Suplicy de que acabaria com o ISS na cidade para autônomos.
Para quem tem uma empresa ME isso representaria algo em torno de 4% do valor da nota fiscal, um valor considerável, porém não sabemos se realmente seria cumprida essa promessa com ares de desespero.
Kassab também fez promessa semelhante porém agora que ele foi eleito prefeito veremos o que fará e se realmente é possível.
Segundo o jornal UltimaInstancia que consultou especialistas da área tributaria:
"A renúncia do imposto deverá ser compensada por outra receita, para não ser enquadrada como desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, e passar pela Câmara Municipal —onde nem a coligação de Kassab nem a de Marta obtiveram maioria.
Para o especialista em direito tributário Enzo Magozzi, a isenção de profissionais autônomos prometida pelos candidatos representa uma parcela muito pequena da arrecadação de ISS de São Paulo.
Os candidatos estão dizendo isso, mas a parcela a ser isentada é muito pequena em termos de arrecadação, não é uma coisa representativa do ponto de vista do dinheiro que vai entrar nos cofres públicos. O Poder Executivo poderia abrir mão dessa receita.”
Não parece ser tão fácil assim apesar de ter um efeito moderado a medida prometida pelos candidatos, precisa de respaldo político além de jurídico para botar em prática e como nós já conhecemos, se essa taxa sair outra entrará no lugar em breve.
Então não espere milagres e nem de uma hora para outra deixar de pagar impostos, por que como diz o ditado:"O primeiro sócio que você tem em uma empresa é o governo que sempre lucra".
Referencia:
http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/57823.shtml
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário