Toda crise econômica é um prato cheio para a mídia que gosta de mostrar gráficos de queda das bolsas de valores no mundo, mostrar quarteirões de casas com placa de vendesse entre outras imagens alarmistas para causar pânico no cidadão comum.
Porém a crise parece bater a porta do Brasil, não uma crise de crédito e sim cambial. Muitas das empresas brasileiras fizeram contratos baseados na cotação do dólar baixa, porém bastou a crise bater a porta para o dólar disparar e grandes empresas como Sadia começaram a ter prejuízo gigantescos.
Dentro desse contexto um dos locais que mais podem ser afetados seja pela queda de consumo ou mesmo pela cotação do dólar é a Zona Franca de Manaus.
Segundos os sindicatos locais, uma onda de férias coletivas e demissões se aproxima das empresas, empresas como Sony e CCE demitiram 600 funcionários e outras podem tomar as mesma decisão nos dias vindouros.
O momento é de cautela, apesar do mercado parecer a começar a se normalizar com algumas medidas tomadas pelos bancos centrais, não custa nada sempre ficar atento para a movimentação, sendo empregado, empresário ou mesmo prestador de serviço.
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário