quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Tercerização facilita roubo de dados(isso é óbvio)


Em mais uma pesquisa onde a Verizon Communications deve ter gasto alguns mil dólares, concluísse que a terceirização de funcionários de TI facilita o roubo de dados, algo até elementar.

A empresa chegou a essa conclusão através do estudo de casos ocorridos em 2008, onde houveram desde roubos de cartões de crédito através de conexões não protegidas de wi-fi até funcionários mal intencionados que levaram para casa backup de informações obtidas em Datacenters.

Principalmente no Brasil onde terceirizar se tornou sinônimo de ter funcionários sem vinculo empregatício, essa prática parece ter muitas facilidades.

Consultorias contratam sem critério nenhum profissionais e os encaixam nas empresas a toque de caixa, geralmente ficam largados a sorte sem terem qualquer tipo de tratamento de segurança especifico, afinal de contas se acontecer algo nem mesmo a consultoria conseguirá tomar grande medidas, por que não passará de um prestador de serviços.

Outra prática comum é deixar uma base de dados de informações reais nas mãos de desenvolvedores para a confecção de software e testes.

O desleixo é generalizado e acho que o roubo de informações deva ser rotineiro por aqui, as empresas não tornam público ou mesmo tem conhecimento que suas informações são furtadas diariamente e vão embora em pendrives ou mesmo via e-mail.

Se existem até camelôs vendendo a base de CPFs da receita federal imagine base de informações das empresas.

Fiquem de olho, suas informações podem estar em mãos erradas neste instante!

Nenhum comentário: