Ao ligar o televisor, acessar sites de notícias ou mesmo ouvir rádio, vemos uma amostra as vezes até exagerada da crise americana.
Mas na prática o que afeta a vida de nós profissionais da área de tecnologia?
Pensando de uma forma ampla, sem crédito na praça as pessoas não consomem mais do que o necessário, por que grande parte usa o salário para pagar as despesas e financia todo o resto em varias vezes, seja no cartão, na própria loja ou com empresas especializadas, mas vamos envolver o setor de tecnologia da informação na "pirâmide do consumo".
Tomemos como exemplo uma empresa que possui um call center para atender usuários que compram celulares.
Quem vende celular(operadoras) tem obrigação de dar suporte aos aparelhos e para isso é necessário ter uma central de atendimento ao consumidor, o Call Center.
Para manter o Call center são necessários todo o pessoal que faz o atendimento e sua estrutura hierárquica. São necessários: o pessoal que prove a infra-estrutura física, mesas, telefonia, o pessoal da infra-estrutura de Tecnologia da Informação que são: suporte técnico aos usuários dos computadores, administração da rede além da empresa que mantém o sistema no qual são registrado os atendimentos.
O gatilho para o funcionamento de toda essa estrutura seria o consumo, pessoas consumindo torna necessário toda a estrutura para o atendimento.
Com a demanda gerada pelo consumo a empresa contrataria o pessoal de redes no mercado, de suporte técnico além de um sistema para atendimento que dispararia um processo semelhante na empresa desenvolvedora do sistema de atendimento.
Em uma suposta contagem estariam envolvidos direta e indiretamente uns 10 profissionais de TI, entre técnicos de rede, de suporte, desenvolvedores de sistema, suporte de sistema, testador de sistema entre outros.
Vemos que o que engatilha toda a pirâmide é o consumo, mesmo a "pirâmide" da nossa área. As pessoas não tendo como pegar dinheiro emprestado para financiar um celular como no nosso exemplo, não consomem, e a pirâmide fica parada ou mesmo não é criada; com isso o empregador não procura uma consultoria que por sua vez não entra no apinfo atrás de profissionais e você não recebe aquele monte de proposta via e-mail.
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
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