O que eu devo fazer em uma entrevista para emprego na área de TI/Informática? Como me preparar?
Escrevi esse roteiro para ajudar os candidatos a se prepararem para as entrevistas de emprego na área de TI/Informática e minimizar os deslizes além de algumas dicas de como não ser passado para trás por analistas de recursos humanos.
Algumas dessas técnicas são aplicadas em outras áreas, afinal de contas são técnicas de recursos humanos, então talvez esse guia ajude em outras áreas que não informatica / TI:
Primeira fase:
Geralmente os contatos para entrevista de emprego para Informática/TI vêm de três fontes:
1 – Vagas publicadas na apinfo onde geralmente o candidato se candidata enviando o cúrriculo.
2 - O banco de currículos do apinfo, onde as consultorias e empresas interessadas pesquisam no banco de dados os currículos e entram em contato com o candidato.
3 – Outros meios, jornal, indicação, outros sites de emprego pagos e etc.
O primeiro contato geralmente serve para o headhunter/Analista de recursos humanos confirmar informações, valor de salário e ver se os seus conhecimentos e competências são adequados para vagas, geralmente são confirmadas e passadas as seguintes informações:
-valor de salário;
-conhecimentos técnicos, tecnologias, certificação, cursos e idiomas que consta no currículo;
-localização da empresa e algumas vezes o nome da empresa;
-disponibilidade para iniciar no cargo.
Após confirmar esses dados geralmente é combinado uma entrevista, em alguns casos o primeiro contato pode até ser feito via e-mail ou MSN.
Segunda fase:
Aqui é o momento onde você tem que ir a empresa se apresentar a um entrevistador pessoalmente.
Em muitos casos acaba sendo uma fase pré-liminar com algum analista de recursos humanos que fará avaliações psicológicas e até técnicas para assim enviar o candidato a uma entrevista junto ao cliente ou dispensar se não se encaixar na vaga.
Nessa fase acontecem os seguintes passos:
-Prova técnica: algumas empresas aplicam uma prova teórica sobre o conhecimentos técnicos necessário, muitas vezes essa prova chega a ser cansativa, porém segundo consta é para separar os aproveitadores que fraudam currículos com conhecimentos que não têm dos profissionais qualificados.
-Testes psicológicos: geralmente visam avaliar a estrutura psicológica da pessoa, são aplicados testes como Wartegg, Zulliger, Prova de Nível Mental entre outras, aqui cabe uma observação, antigamente era muito freqüente esse tipo de teste, mas o Conselho Federal de Psicologia considerou muitos destes testes inválidos como ferramenta para esse fim, então fique atento.
-Entrevista: é onde você conta as suas experiências profissionais e em alguns casos, quando se trata de um analista de recursos humanos caem perguntas pessoais, como gostos particulares, e o que você faz nas horas vagas que serve para a “extração” de algumas características pessoais.
-Dinâmica de grupo: aqui vários candidatos são colocados a prova em testes psicológicos práticos, hoje em dia pelo número de vagas sobrando no mercado esses testes não são tão usados, porém algumas grandes empresas preferem manter esse tipo de teste pela praticidade.
A partir dessa fase a empresa tem o seu perfil traçado que é oferecido ao cliente que pode ser desde uma empresa cliente externo até um setor desta mesma empresa, essa fase geralmente termina com a famosa frase: ”Nós entraremos em contato.”.
Essa fase pode se repetir quando se trata de uma consultoria de Outsourcing/Rh, por que quando aprovado pelos analistas de recursos humanos é feita outra entrevista junto ao cliente.
Continua...