A folha de são paulo publicou no dia 16/03 uma entrevista com Robert Herbold, onde esse comenta sobre inovação nas empresas.
Pasmem uma das comparações é quanto ao número de registro de patentes internacionais em 2007, Brasil registrou 384 enquanto EUA registraram 52.280, mesmo para o nível econômico do país de primeiro mundo é uma diferença gritante.
Ele cita o exemplo da filial brasileira da Whirlpool que lidera o ranking de patentes nacionais, a empresa escuta cada um dos seus funcionários quanto a sugestões e no inicio do processo ficou até surpresa com o número de boas idéias que os funcionários tinham.
Quantas vezes alguém da empresa/consultoria que você trabalha perguntou se você tinha alguma boa idéia para aplicar em um produto?
Na área de TI isso parece ser extremamente restrito, os profissionais provindos de consultorias são vistos apenas como mão de obra tecnológica o que é um grande erro, existe uma idéia pré-potente nesse país por parte de quem comanda as empresas, de que:”Eu sou o cara, eu inventei tudo e sou criativo e um gênio e quero as glorias!”, a famosa idéia escravocata de “faça apenas a sua parte”.
Definitivamente o Brasil não é um lugar de grandes inovações, isso é cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário