
Em mais post da "série o que faz um profissional de tecnologia", hoje vamos falar do gerente de projetos.
Gerente de projetos na teoria é o profissional que coordena um fluxo de atividades para atingir um objetivo, ele é o profissional encarregado de fazer com que os projetos sejam concretizados.
Geralmente o gerente faz o contato de alto nível com o cliente, negocia prazos, organizada as atividades que os seus subordinados vão executar, faz a ponte de ligação dos seus superiores com o pessoal mais técnico, cuida para que os seus subordinados tenham condições de executar as atividades além de controlar os custos dos projetos.
O gerente de projetos faz o plano prático para executar o projeto, gerencia a execução e conclusão de forma que consiga suprir todas as necessidades dos Stackholders, as pessoas interessadas.
Um profissional destes ganha mais ou menos R$10.000,00, algumas vezes variando para baixo ou para cima, o nível de formação e conhecimento varia de empresa para empresa, mas geralmente ele tem pós-graduação, certificação PMI, conhece metodologias de projetos como RUP, CMM, ISO e dependendo da empresa é requerido fluência em inglês.
Uma das habilidades requeridas de um gerente é lidar com pessoas e ter jogo de cintura, a maioria do tempo o profissional está em contato com outras pessoas e resolvendo problemas.
E como em todos os cargos de tecnologia, bons gerentes de projeto e experientes são profissionais em falta e são muito bem valorizado na empresas.
Por ser a linha de frente de um projeto a frente aos clientes e superiores, o gerente de projetos também é um profissional que recebe muita pressão e ameniza para que não chegue a seus subordinados, o gerente acaba sendo o "escudo externo" da equipe.
Para quem tem bom nível de relação interpessoal, saber se comunicar bem além de ser organizado, esse cargo cai como uma luva.