quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Certificações no mercado de TI - Parte 2

Um exemplo típico de uso da certificação como marketing foi uma consultoria que recrutava estudantes em faculdades que passavam alguns meses estudando para as provas de certificações e trabalhando como estagiário, quando o profissional se certificava a consultoria o vendia como um profissional extremamente qualificado usando como argumento a certificação, sendo que o conhecimento prático e experiência eram zero.

Em um desses casos, de 10 profissionais enviados ao cliente, apenas 3 permaneceram por terem experiências prévias e mesmo assim com um valor hora cobrado do cliente superestimado.

Certificação serve como um atributo de valorização, onde você pode pedir um aumento baseado nisso, lembro do clássico caso de um profissional quando entrevistado para uma vaga onde o entrevistador perguntou para ele:”O que você conhece de Java?” e o profissional pegou a sua carterinha da Sun jogou na mesa e respondeu:”Eu sei tudo”.

Certificação também é usada como moeda de valorização e marketing pessoal, porém não tome isso como parâmetro para fazer a prova, pense em sua utilidade prática, se for o caso de um cargo eletivo apenas com essa tecnologia ou se será o diploma pendurado na parede da sala.

E não se esqueça de que nada é mais importante no mercado do que experiência e vivência, então não se afobe quando algum concorrente a vaga tiver um certificado, se você for mais experiente terá grandes possibilidades de "tomar" a vaga dele.

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