quarta-feira, 4 de junho de 2008

Empresa indiana vende dados de seu cliente após ter contrato cancelado

Parece escabroso mas é isso mesmo, um provedor de serviço de Business Process Outsourcing (BPO) a Bee Solutions, vendeu os dados do cliente Noble Ventures, empresa especializada em mailings de consumidores.

Após perder o contrato de manutenção dos sites da Noble Ventures, a empresa indiana que havia se apossado da “massa de dados para testes”, vendeu para uma concorrente da Noble Ventures as informações de clientes por cerca de 240mil dólares.

É um fato que parece ser escabroso, mas isso vai de encontro com a premissa de que por ser um prestador de serviço é uma empresa confiável.

São rotineiros os casos de funcionários que se apossam de dados das empresas no qual trabalham para tirar proveito pessoal, o grande desafio é evitar.

Não existe uma fórmula onde seja possível fazer com que funcionários ou parceiros façam uso das informações no dia-a-dia sem as expor a “seus olhos”.

Barrar acesso externo a uma rede já é alguma coisa, porém alguém pode anotar as informações em papel e levar embora.

A internet é uma porta de saída escancarada que é muito difícil de fechar, por mais que se tenha proxy, firewell e logs de tudo, sempre existe alguma forma de burlar usando proxys da internet, wifi, Handhelss, Laptops e celulares.

Existem histórias de hackers que ao terem acesso as instalações da empresa instalam roteadores wifi em alguma ponta da rede abrindo o acesso externo.

E até o caso do funcionário da empresa que fazia manutenção dos computadores e instalava back-doors nos computadores.

Talvez a batalha entre hackers/mal-feitores/ladrões vs adminstradores/empresas/usuários não acaba nunca, com um lado levando vantagem por algum tempo e outro mudando a situação depois, tenha certeza que se você acha que não sofreu até agora algum tipo de violação eletrônica, seus dados podem estar andando de mãos em mãos sem você saber nesse momento, afinal de contas uma empresa de e-commerce não noticíaria que os seus dados foram violados para afugentar os seus clientes né? Os selos anti-hackers garantem tudo! "Até mesmo que os funcionários não roubem dados!"

Fonte:ComputerWorld

http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2008/06/02/empresa-indiana-rouba-dados-de-cliente-e-vende-para-concorrentes/

Nenhum comentário: