É minha gente, o mercado se mexe muito rapidamente e a Nokia não deixou por menos o anúncio do Google Android, a plataforma mobile opensource do famoso buscador.
Nokia que detém 48% das ações da Symbian, empresa dona do sistema operacional de mesmo nome fez uma oferta de US$410milhões de dólares junto aos outros acionistas da empresa: Sony Ericsson, Panasonic e Samsung.
Caso se concretize a compra, o sistema operacional Symbian se tornará OpenSource e será mantido pela Symbian Foundation, fundação recém criada para manter o Symbian que se tornará livre de royalties, um verdadeiro chute no saco do Google.
A Nokia se mexeu muito rápido e com os seguidos atrasos na entrega de uma versão do Android funcional em alguma aparelho, a Nokia ganha mais espaço além de ter uma grande vantagem, possui um sistema operacional consolidado no mercado móvel ao contrário do Google que está entrando agora na jogada.
A disputa está começando a se aquecer e de relance quem sai perdendo é a Microsoft com o seu Windows Mobile onde é cobrado royalties na venda de aparelhos com o seu sistemas operacional.
Essa briga está ficando animada para nós desenvolvedores.
terça-feira, 24 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Este é um grande passo da Nokia frente à ameaça do Android e cia. Minha opinião a respeito do movimento: http://gadiguetes.com/2008/06/24/nokia-tornara-symbian-open-source/
Bem vamos esperar para ver o que acontecerá.
Postar um comentário