quinta-feira, 19 de junho de 2008

Quem fizer download ilegal na França sofrera sanções

No projeto intitulado “Criação e internet” apresentado ao conselho de ministros da frança, o governo espera que o índice de pirataria caia 70% á 80% caso a lei seja aprovada no parlamento. Em caso de sucesso será criado um órgão especifico para fiscalizar e regulamentar o que pode ser considerado “download ilegal” e ser passível de punição.

Na prática esse órgão será usado para monitorar o uso da internet na França, por que se será possível identificar o que é ilegal será necessário de alguma forma “entender” o conteúdo que o usuário estiver acessando na internet. A repressão ao livre uso da internet que está em voga na china e alguns países parece estar se expandindo até mesmo aos países democráticos.

A idéia de que a internet pode ser um lugar livre onde todos possam pensar e fazer as coisas da forma que acharem melhor e livremente acaba parecendo utópica perante ao grande nível de violações de direitos pessoais e autorais, seja de criação, de dados pessoais além dos males que acabam sendo transpostos do mundo real para o virtual, e até as novas formas de prejudicar as pessoas surgem diariamente.

Porém com essas mesmas liberdades muitos movimentos e idéias boas acabaram se propagando de forma muito mais rápida ou nunca pensadas se fossem feitas no "mundo real", pena que seja em menor proporção do que talvez as coisas ruins, mas aconteceram muitas coisas que trouxeram novas e boas experiências as pessoas que usam a internet.

Sou a favor de toda forma de proteção ao conteúdo autoral, porque se você criou algo e não o tornou passível de qualquer pessoa usar você está no seu direito, por mais que seja algo que possa fazer com que o mundo evolua e até erradicar a fome na sociedade a criação é sua e você tem o direito de decidir o que fazer.

O problema quanto esse órgão será saber quem vai monitora-lo para não haver abusos de poder. De alguma forma esse órgão pode se tornar modelo para outros países se moverem na mesma direção, o que tem o lado bom e ruim.

Com a CPI da pedofilia parece que houve um bom uso do monitoramento das ações dos criminosos como em muitos outros casos, porém vide experiências anteriores, como violação da segurança do painel de votação no próprio senado, ou mesmo a violação e envio de dados de gastos da esposa do ex-presidente FHC com propósito políticos e pessoais essa monitoração por ter fim excusos, pessoais e econômicos.

liberdade da internet de hoje pode esta chegando ao fim em um futuro não muito distante.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u413683.shtml

Nenhum comentário: