sexta-feira, 6 de junho de 2008

Uma equipe de projetos em TI estrelar?

É minha gente, não é só no cinema que precisamos de personagens intrépidos, astutos e motivadores, no dia-a-dia das empresas precisamos de funcionários que devem ter as qualidades que encontramos em personagens do cinema, veja uma montagem de como ficaria a equipe perfeita de informática/TI composta por personagens famosos do cinema:

Gerente de Projeto - Samuel Gerard (Tommy Lee Jones )

Experiente, durão, controlador, organizado, astuto, líder além de ser muito respeitado por todos os seus subordinados, esse personagem perseguidor implacável do Dr. Richard David Kimble no filme “O Fugitivo” tem todas as qualidades para ser o gerente de projetos ideal.

Não deixaria os seus subordinados saírem da linha e manteria todos os projetos sobre controle, além de não ceder a pressão de seus superiores e nem ser levado por eles.

Coordenador de Projetos/Líder - Gandalf (Sir Ian McKellen)

Coordenador é aquela pessoa que esta no dia-a-dia acompanhando o andamento das atividades de perto junto a seus funcionários e auxiliando na resolução dos problemas mais triviais que não caberia a um gerente de projetos.

Gandalf o mago da trilogia ”O Senhor dos anéis” faz exatamente o papel de líder, instaurando confiança em seus amigos, além de guiar eles através de todas as adversidades que vão enfrentando desde o começo, como acontece em todos os projetos.

O traço mais marcante do personagem é motivar os seus colegas e instaurar confiança contra uma demanda quase impossível de ser concluída sem precisar estar todo o tempo ao lado dos seus colegas, não seria perfeito ter um coordenador de projetos desse em sua empresa?

Arquiteto de sistemas - Indiana Jones (Harrison Ford)

Ao desenhar a arquitetura de um sistema é bom sempre ser intrépido a ponto de experimentar novas tecnologias e ter o feeling para não correr riscos em um projeto que está iniciando.

Ao pé da letra o personagem mais intrépido do cinema, que não tem medo de arriscar se chama Indiana Jones.

Ele seria um Arquiteto Perfeito, não teria medo de explorar as relíquias tecnologicas de sistemas legados além de não temer novas tecnologias que poderiam "colocar em risco o seu cargo".

Seria a junção perfeita, alguém de saber desbravar o legado não temeria coisas novas.

Analista de Sistemas/Requisitos - Hannibal Lecter(Anthony Hopkins)

Entender a mente dos clientes que são confusos em 90% do tempo não é fácil.

Hannibal Lecter seria um analista de requisitos perfeito, consegue entender a mente de quase todos, principalmente as mentes mais confusas e psicóticas.

Decifrar a mente de usuários que não sabem o que quer não seria um desafio para o psiquiatra e psicopata do filme “O silêncio dos inocentes”.

O único problema desse analista é que ele poderia querer fazer uma refeição com os clientes o que poderia ser remediado com a sua tradicional “focinheira”.


Programador - Deckard (Harrison Ford)

Para programar é preciso entender as máquinas, sistemas operacionais, vários fatores do ambiente técnico além de principalmente entender os programas.

Nesse requisito nós temos um especialista, o detetive Deckard do filme Blade Runner, encarregado de fazer entrevista com os replicantes/androids, seres alterados geneticamente para possuírem mais força e para trabalhar para os humanos em suas colônias fora da terra.

Eis que um grupo de replicantes foge do controle (bugs?) e vêem a terra tentar viver entre os humanos e Deckard é encarregado de localiza-los e exterminar.

Através da analise dos seus comportamentos o detetive vai encontrando cada um dos replicantes, encontrando características que só ele sabe identificar nesses seres que aparentemente poderiam ser humanos.

Nada como um programador que entende das maquinas e sabe encontrar bugs explorando o comportamento dos replicantes vulgo programas não?

Nenhum comentário: