quarta-feira, 11 de junho de 2008

Google apoiará lei de privacidade na Internet

Advogados ligados a questão de privacidade tem questionado quanto à quantidade de informações que companhias como Google e Yahoo coletam dos seus usuários, o que entraria em analisadores de e-mails, analisadores de mensagens de programas de “mensagens instantâneas” entre outras ferramentas como a plataforma Adsense que analisa em quais sites você navegou para apresentar anúncios direcionados.

O deputado texano Joe Barton inqueriu Google sobre as práticas de privacidade e busca da internet e a empresa respondeu em uma carta que apoiaria uma eventual lei de privacidade na internet, o que quer dizer que não existe nenhuma lei ou algo dizendo como deve ser o uso desses dados.

É uma prática comum, digamos de certa forma fácil, para uma empresa como essa ler o conteúdo das mensagens para analisar o comportamento dos usuários e buscar melhores formas de se ganhar dinheiro.

Baseado na massa de dados de seus usuários é possível analisar possíveis tendências e melhorar o serviço em si.

A única ressalva era uma antiga prática aqui no Brasil que hoje é proibida, de se vender as informações sigilosas para outras empresas como um produto.

Pensando em termos práticos todas as empresas que possuem serviços grátis na internet fazem algum uso dessa base de dados com parceiros comercias em campanhas de divulgação de serviços ou produtos, ou vai falar que você nunca participou de alguma campanha “Se cadastre e ganha tal coisa”, quantos desses contratos dos concursos você leu?Sempre existe uma cláusula dizendo que existe privacidade das informações porém elas podem ser compartilhadas apenas com parceiros comerciais.

Analisando em um contexto mais amplo imagina uma empresa como Coca-cola que faz campanha em vários meios e sites e que pode chegar a ponto de possuir várias bases de dados de sites diferentes, cruzar informações dos usuários e descobrir os costumes de vários dos usuários, por exemplo:

1 - Jose acessa um site de futebol todos os dias a noite.

2 - José lê os seus e-mails no período da manha que em grande parte são de piadas, fotos de mulher pelada.

3 - José acessa sites pornográficos de madrugada.

4 - José faz parte de um fórum de halterofilismo.

Com esses dados já daria para traçar um perfil do José, imagina agora informações dessas cruzadas com dados de deslocamento de uma operadora de celular?Ou mesmo com conversas do MSN?

Fiquem de olho por que já estão de olho em você há muito tempo!

Fonte: Info

Nenhum comentário: